TERRA MADRE E C LA VIE CONTAM COM NOVOS CHEFS

Terra Madre
Os restaurantes Terra Madre e C La Vie, do Grupo Vino!, estreiam novos chefs no próximo mês. Mantendo a tradição de formar novos talentos, as duas casas promovem ao comando de suas cozinhas, respectivamente, Daniel Camargo e Leandro Volpini. Os dois já atuavam como sub chefs nestes premiados endereços gastronômicos. Lenin Palhano, que era chef executivo dos dois empreendimentos, está de saída para se dedicar a um novo empreendimento.

A sucessão ocorre de forma natural, como conta o restauranteur Raphael Zanette, sócio da Vino!. “Mudanças como esta fazem parte da rotina dos restaurantes que não pertencem a chefs de cozinha – antes de Palhano, Ivo Lopes e seu irmão, Ivan Lopes, já atuaram no Terra e depois partiram para outros projetos autorais”, conta. “Tanto o Terra com o C La Vie têm uma estrutura que está constantemente formando e revelando talentos capazes de manter a qualidade e os conceitos próprios de cada casa”, conclui.

TEMPO DE CASA E EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL
Daniel Camargo, curitibano de 30 anos, está nas casas do grupo Vino! desde 2011. Chegou na época da inauguração do C La Vie, quando o cardápio ficava sob a batuta de Erick Jackin. Em outubro de 2012, passou para o Terra Madre, onde era sub chef. Descobriu a carreira ao cursar hotelaria, no Centro Europeu, em 2000. Depois fez faculdade de gastronomia em São Paulo, no Senac Águas Claras. Formou-se em 2004. Atuou na capital paulistana no antigo La Brasserie, de Jacquin. Rodou pelos Estados Unidos, onde teve passagem pelo restaurante do hotel The Ritz-Carlton de Naples, na Flórida, e também trabalhou em Paris e na Austrália.

De volta ao Brasil, entrou para a equipe do C La Vie e, mais tarde, para o Terra Madre, onde encontrou campo para praticar sua especialidade. “Gosto de explorar a cozinha mais tradicional, valorizando, por exemplo, um italiano bem feito. Resgatar técnicas antigas e executá-las bem está entre os lados do trabalho que mais me realizam”.

O novo chef do C La Vie, Leandro Volpini, também acumula experiência internacional e já unnamed (41)está bem ambientado no restaurante que agora assume. Londrinense, 28 anos, teve sua primeira experiência na cozinha nos Estados Unidos. Aos 19, participou de uma viagem de intercâmbio para Vail, no Colorado. Surgiu uma oportunidade de trabalho num restaurante e ele topou. Voltou ao Brasil e algum tempo depois fez as malas de novo. Partiu com a namorada para Nova York, para mais dois anos de trabalho por lá.

Com passagem por dois restaurantes de cozinha “fusion” – Doble Crown e Public – desenvolveu muito seu trabalho. No volta ao Brasil, trocou o norte do Paraná por Curitiba. Em 2009 se formou pelo Centro Europeu. Passou pelo Quintana Café e Lagundri antes de entrar no C La Vie, há dois anos. Estava na sub chefia há mais de um ano. “Descobri minha profissão meio por acaso e ela acabou se transformando numa grande paixão”, conta Volpini. Segundo ele, a estrutura de trabalho no restaurante o deixa tranquilo para assumir sua primeira chefia. “Temos uma equipe formada e em sintonia, por isso tudo vem correndo naturalmente”.

Sobre alicevarajao

Sou jornalista, portuguesa radicada no Brasil. Vivo e trabalho em Curitiba e de quando em quando viajo para conhecer novos sítios, cidades, vinícolas e restaurantes. Trabalho com Assessoria de Imprensa e criei meu próprio site há mais doze anos. Divulgar a arte e cultura. Este é para o segmento de Gastronomia e Turismo. Pois a culinária e cozinha de um povo também é cultura e o turismo nos traz conhecimento e aprendizados com hábitos e costumes diferentes. Vamos ao trabalho!
Esse post foi publicado em Comer fora, Gastronomia. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s