VIAGEM TÉCNICA:CORREDORES DAS ÁGUAS

Viagem Técnica “Corredores das Águas”  Região Noroeste do Paraná

Entre os dias 23 e 26 de Novembro estive na região Noroeste do Paraná numa visita técnica a alguns municípios e seus atrativos. A Viagem de Negócios denominada de: “2ª Viagem Técnica Corredores das Águas”, organizada em parceria da Paraná Turismo e RETUR-Rede de Turismo Regional.

Dando continuidade à atividade que vem sendo realizada, uma primeira viagem à região Sudoeste do Estado com outro grupo. Desta vez o destino foi para a região Noroeste do Paraná, levando 35 empresários, agentes e operadoras de viagem de Curitiba e região metropolitana, que tem como ideal “O Paraná para os paranaenses”, do Professor Jacó Gimennes, presidente da Paraná Turismo.

Tendo em conta que a região Noroeste apresenta um grande potencial turístico, a visita técnica tem como objetivo o de identificar lugares, para serem formatados novos roteiros turísticos em conjunto com o empresariado local e os empresários do trade. O formato da viagem foi promovido junto a RETUR, as visitas técnicas e rodada de negócios em dois municípios, que se concentram em Maringá e em Porto Rico.

Na primeira ocasião, em que foi possível um contato direto com os representantes das empresas e profissionais do ramo hoteleiro, restaurantes, produtos regionais, incluindo cervejas artesanais e artistas locais; o primeiro se realizou no Golden Ingá, no último andar panorâmico quando todos tiverem a oportunidade de visualizar a cidade de Maringá (Cidade Canção), sua Catedral e por fim degustaram quitutes do Boteco do Neco e cervejas artesanais de três cervejarias da cidade.

Seguindo-se de uma caminhada pelas ruas de Maringá passando pela prefeitura, no sentido da Catedral, visitada e depois embarque para breve city tour na Jardineira Turística. Uma parada especial pra observar o mural de cimento do artista Eder Porttalha, que conta a história e evolução do município, integra o muro do Colégio Santa Cruz.A mesma teve acompanhamento do Guia Alexandre Melo, da Go Maringá. Terminando no Parque do Japão, que ocupa uma área de 100 mil metros quadrados. Que encantou a todos que admiraram a área verde e serena do local, tendo como atração extra, o fato de poder interagir e alimentar as carpas coloridas nos lagos do parque.

Depois disso o ônibus da empresa TRANSTUPI nos levou de volta ao Ody Park hotel, onde já tínhamos descansado e tomado café da manhã, no município de Iguaraçu.

IMG_9853 ed Grupo no Rancho do Portuga em Marilena fotografia de  Alice Varajão®Importante destacar que o Ody Park hotel é um complexo hoteleiro composto por piscinas, com alguns tobogãs, piscina com ondas e aquecida (coberta e a menor de todas). As acomodações em chalés, formados por conjuntos de apartamentos em dois andares. Com infraestrutura para atender ao lazer e descanso de famílias, casais e famílias que viajam juntas com crianças e adolescentes.

No segundo dia, 25 de Novembro, retornamos a Maringá, com uma parada pra conhecer o Museu Calil Haddad, ver as exposições temporárias, conhecer o teatro que tem em seu foyer um painel em azulejos do artista Poty Lazzarotto. Seguimos para o Mercadão Municipal, sendo recepcionados por Guilherme Marroni, do empreendimento gastronômico; logo após a visita pelo estabelecimento foi oferecido o almoço nos diversos restaurantes que compõe o complexo.

Tempo de seguir viagem pela rodovia no sentido de Porto Rico, onde ao chegar à Pousada Porto do Sol os empresários e artesãos de Porto Rico, Querência do Norte, Nova Londrina, Marilena e autoridades, aguardavam o grupo para mais uma rodada de negócios.IMG_9573Momento em que foram exibidos vídeos institucionais, incluindo o da Paraná Turismo. Após a rodada de negócios com algumas intervenções e perguntas, saímos para uma caminhada pela orla do rio, até o mirante na barranca do rio Paraná que proporcionou um lindo Por do Sol.IMG_9598Arrebatando a todos por sua beleza e a magia da luz no fim da tarde.

Retorno para a Pousada Por do Sol para o pernoite e café da manhã.

O dia 26 de Novembro começou com uma visita ao Parque das Águas, bem próxima à pousada. Para conhecer as dependências do estabelecimento que nesta época do ano recebe em média três mil pessoas para o fim de semana.

A uma distância de aproximadamente 8 km (não mais que isso), chegamos a APA- Associação dos Portos de Areia do Noroeste do Paraná, o Projeto Areia Verde, em Porto São José. Ouvindo atentamente, Edson Semprebom, sócio da associação, que explicou sobre as atividades no rio Paraná, a metodologia e do prêmio obtido por ser a única empresa do Brasil de extração de areia totalmente ecológica. Do plantio de 64 mil mudas de árvores, de 38 espécies diferentes, no entorno nos últimos anos, da integração entre o homem e a natureza. Da maneira limpa como são carregadas as carretas de areia que já chega à estação por meio de uma esteira, totalmente separada, de uma distância de 500 metros desde o ponto em que é dragado no rio Paraná.

O empresário referiu também das espécies animais que vem da outra margem do rio, apenas para comer do Parque Nacional de Ipema.

Navegando no Rio Paraná

O mais alto ponto desta visita técnica foi o passeio pelos rios, passando pelo encontro das águas do Rio Paraná com o Rio Paranapanema, onde a imensidão das águas impressionou aos visitantes, divididos em quatro barcos, concordando que é realmente o litoral das águas doces do Paraná.

Para encerrar, o almoço, já em Marilena, o grupo foi surpreendido com uma degustação especial, com o “Acarajé Paranaense”,  criação de Juarí de Souza Pereira, que está entre as oito melhores no concurso de receitas paranaenses do programa Caminhos do Campo(RPC TV).12305783_ Acarajé Paranaense servido fotografia de Alice Varajão®

Retornando a Curitiba, passamos por Diamante, Rio do Corvo – Terra Rica e Três Morrinhos.  Considerada a distância longa à capital fizemos uma parada técnica e jantar em Soledade (Imbaú) recebidos com gastronomia paranaense da chef Graziele Siqueira e sua irmã Emanuele.

Durante toda a programação tivemos o apoio do Alexandre Melo – Guia de Turismo, da empresa Go Maringá. O registro fotográfico é desta jornalista Alice Varajão – apaixonada pelo Paraná, que edita o blog https://alicevarajao.wordpress.com para o segmento de turismo e gastronomia.

A seguir a lista das empresas que participaram do Projeto da 2ª Viagem de Negócios “Corredores das Águas

KALLISTÉ TURISMO LTDA

ST – RECREAÇÃO, LAZER & TURISMO

SUTIL TURISMO E VIAGENS

ONETUR TURISMO LTDA

MARLI MELNIC TURISMO & EXCURSÕES

TIA SIMONE VIAGENS

CAMINHO DO VINHO – São José dos Pinhais

ROSANA JULIATTO PISSAIA ME |VINÍCOLA POLITANO São José dos Pinhais

SINDETUR PR

SESC SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO

HOTEL NIKKO

BENINI AGÊNCIA DE VIAGEM E TURISMO LTDA ME

ENTRE TURISMO & VIAGENS

OXXI VIAGENS & TURISMO

F&A TURISMO – Maringá

KURITBIKE CICLOTURISMO URBANO

BRUMELA TURISMO LTDA

ALZITURISMO LTDA

MORIAH VIAGENS E TURISMO LTDA

CLEIATUR TURISMO LTDA

MOUNT CARMEL OPERADORA VIAGENS E TURISMO LTDA

NICHELE TURISMO LTDA

PIANOVSKI TRANSPORTES E TURISMO LTDA EPP – LAPA-PR

FELÍCIO PIANOVSKI – ME – LAPA – PR

TRANSTUPI Transporte Coletivo Ltda.

PARANÁ TURISMO

RETUR – REDE DE TURISMO REGIONAL – CORREDORES DAS ÁGUAS ______________________________________________________
Todas as fotografias são de: Alice Varajão® Crédito obrigatório.   

Anúncios

Sobre alicevarajao

Sou jornalista, portuguesa radicada no Brasil. Vivo e trabalho em Curitiba e de quando em quando viajo para conhecer novos sítios, cidades, vinícolas e restaurantes. Trabalho com Assessoria de Imprensa e criei meu próprio site há mais doze anos. Divulgar a arte e cultura. Este é para o segmento de Gastronomia e Turismo. Pois a culinária e cozinha de um povo também é cultura e o turismo nos traz conhecimento e aprendizados com hábitos e costumes diferentes. Vamos ao trabalho!
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para VIAGEM TÉCNICA:CORREDORES DAS ÁGUAS

  1. Leandro Souza disse:

    Parabéns pelo belíssimo trabalho! Divulgar cultura, é mostrar as pessoas que os caminhos existem, cada um com seus prazeres e lições, como podemos apreciar nas lindas fotos de Alice Varajão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s