FESTIVAL DE TURISMO DAS CATARATAS

Festival de Turismo terá representantes de todo Brasil e de mais oito países

Evento será aberto nesta quarta-feira (15), no Rafain Palace Hotel & Convention, em Foz do Iguaçu. 

Representantes de todos os estados brasileiros e de pelo menos oito países da América do Sul participam, a partir desta quarta-feira (15), da 11ª edição do Festival Internacional de Turismo das Cataratas, em Foz do Iguaçu. Este ano, houve um recorde de 46 caravanas de agentes de viagens, das quais três procedentes do Paraguai e cinco da Argentina. Assim como, um aumento no número de estandes da Feira de Turismo e Negócios, que já é a quarta maior do Brasil. Os 207 estandes serão ocupados por mais de 600 marcas de empresas, destinos e atrativos.

O evento prossegue até sexta-feira (17). Nos três dias são esperadas mais de 6 mil pessoas, entre agentes de viagens, operadores, hoteleiros e outros fornecedores e profissionais de turismo, além de estudantes e professores da área.

O diretor-executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT), Marcio Favilla de Paula, e autoridades do Brasil, Paraguai e Argentina estarão na solenidade de abertura do Festival, às 20h desta quarta-feira, no Rafain Palace Hotel & Convention. A Itaipu Binacional é patrocinadora máster do Festival de Turismo, que conta também com apoio da Fecomércio, Sebrae, Ministério do Turismo, governo do Estado e Prefeitura de Foz do Iguaçu.

Novidades – Entre as novidades desta edição está o 1º Salão Brasileiro de Turismo Termal & SPA, que marca a primeira grande investida de Foz do Iguaçu para se firmar também como destino termal. Num espaço de quase mil metros quadrados, os estandes serão ocupados por destinos termais e fabricantes de equipamentos para SPAs.

Durante o Salão, será apresentada a 16ª Feira Internacional de Turismo Termal – Termatalia, que ocorrerá entre 29 de Setembro e 1º de Outubro, no México. Como a de 2017 já está confirmada para Ourense (Espanha), origem da feira, Foz do Iguaçu é forte candidata a sediar a edição de 2018.

Outra atração que deverá agradar os participantes do Festival de Turismo das Cataratas é o 1º Salão do Vinho Argentino, com estandes para exposição de 17 renomadas bodegas (vinícolas) do país vizinho. Ali poderão ser degustados diversos tipos de vinho, sob orientação de especialistas, e apreciados alguns pratos típicos da culinária argentina.

Também estreia este ano o Salão de Turismo de Compras, que reunirá lojas de Ciudad del Este, no Paraguai, e Puerto Iguazú, na Argentina, além de marcas internacionais famosas à venda no comércio dos dois países vizinhos. O turismo de compras é um dos grandes atrativos do Destino Iguaçu.

Turismo e megaeventos – Um dos eventos paralelos do Festival de Turismo, o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, já reconhecido como o maior evento científico do setor, no Brasil, recebeu nesta edição um número recorde de trabalhos submetidos e aprovados. Ao todo, foram recebidas 264 produções, 36% mais que em 2015. Foram aprovados 199 artigos para apresentação no dia 17, número 40% superior ao registrado no ano passado.

Os trabalhos representam instituições de ensino de 18 estados brasileiros, além de uma inscrição internacional, proveniente da West Virginia University (Estados Unidos). A lista é liderada pelo Paraná, com 67 trabalhos aprovados, seguido por Rio Grande do Sul, com 42; São Paulo, com 38; e Santa Catarina, com 18. O tema do fórum, este ano, é “Turismo e Megaeventos”.

Latam – A Latam Airlines é uma das empresas que ocupará os estandes da Feira de Turismo e Negócios. Ali, ela fará uma das primeiras exposições institucionais de sua nova marca. A empresa é resultado de uma fusão entre a companhia brasileira TAM e a chilena LAN, duas das maiores da América do Sul.

A empresa resultante dessa fusão já oferece serviços de transporte de passageiros para aproximadamente 138 destinos, em 25 países, e serviços de carga para aproximadamente 140 destinos, em 29 países, com uma frota de 323 aeronaves.

A Itaipu – Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,35 bilhões de MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de cerca de 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75 % do Paraguai.

Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

Sobre alicevarajao

Sou jornalista, portuguesa radicada no Brasil. Vivo e trabalho em Curitiba e de quando em quando viajo para conhecer novos sítios, cidades, vinícolas e restaurantes. Trabalho com Assessoria de Imprensa e criei meu próprio site há mais doze anos. Divulgar a arte e cultura. Este é para o segmento de Gastronomia e Turismo. Pois a culinária e cozinha de um povo também é cultura e o turismo nos traz conhecimento e aprendizados com hábitos e costumes diferentes. Vamos ao trabalho!
Esse post foi publicado em Hotéis, SPA, Turismo, Vinhos e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s