DIA DO VINHO DO PORTO

Tem dia dedicado a tudo. E, óbvio, não poderia deixar de ter para as bebidas também.  Merecidamente, com muita pompa e circunstância, no dia 10 de Setembro, comemora-se o Dia do Vinho do Porto – ou Port Wine Day.

A data brinda os 260 anos da criação da Região Demarcada do Douro, a mais antiga zona regulamentada de vinhos do mundo, criada por Marquês de Pombal em 10 de Setembro de 1756. Desde então não faltam motivos para comemorar, já que esse vinho fortificado é apreciado por paladares do mundo todo.

Um dos mais tradicionais representantes de vinhos do Porto é a Cave Messias. Fundada em 1926 mantém a produção em Ferradosa, local onde as videiras foram plantadas pela primeira vez em 1845 pelo Barão do Seixo, sendo mais tarde adquiridas pela família Afonso Cabral, que por sua vez a vendeu aos Messias, em 1956.
porto-messias-10-anosPorto Messias 10 anos é um vinho complexo com bons aromas de madeira suave e algumas especiarias. No paladar é agradável, com excelente acidez, equilibrado e persistente.Preço sugerido ao consumidor final: R$135,12

Outra vinícola de destaque é a Duorum, projeto dos enólogos João Portugal Ramos e José Maria Soares Franco, dois nomes entre os maiores da viticultura portuguesa contemporânea. O Duorum é especialmente pensado para a região do Douro, elaborado em um terroir específico e excepcional. vintage-port-2011-b-duorum

De aroma elegante e intenso, dominado pelos frutos maduros como amora, ameixas e cassis. Muito encorpado e com grande estrutura. Apresenta acidez bem equilibrada, taninos finos e maduros, tudo bem envolvido em seu corpo.

Preço sugerido ao consumidor final: R$285,32

Os vinhos da Caves Messias e da Duorum são trazidos ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.

Anúncios

Sobre alicevarajao

Sou jornalista, portuguesa radicada no Brasil. Vivo e trabalho em Curitiba e de quando em quando viajo para conhecer novos sítios, cidades, vinícolas e restaurantes. Trabalho com Assessoria de Imprensa e criei meu próprio site há mais doze anos. Divulgar a arte e cultura. Este é para o segmento de Gastronomia e Turismo. Pois a culinária e cozinha de um povo também é cultura e o turismo nos traz conhecimento e aprendizados com hábitos e costumes diferentes. Vamos ao trabalho!
Esse post foi publicado em Vinhos e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s