EXPEDIÇÃO SUINOCULTURA VAI AO MERCADO

Encontro no Mercado Municipal de Curitiba faz um balanço da edição de 2016 e convida o consumidor degustar a carne mais consumida no mundo 

O Mercado Municipal de Curitiba, ambiente tradicional da feira e da gastronomia paranaense, será o palco de encerramento da Expedição Suinocultura – projeto que faz um levantamento técnico-jornalístico da carne suína no Brasil. O evento ocorre neste sábado (26), às 11 horas, e vai reunir representantes de todos os elos da cadeia produtiva, inclusive o consumidor. Os participantes terão a oportunidade de degustar pratos à base de carne suína.

A Expedição Suinocultura discutiu produção, tecnologia e mercado, mas também atuou na promoção do consumo, que sustenta a atividade dentro da porteira”, disse o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador do projeto, Giovani Ferreira. “Escolhemos fazer este momento no Mercado Municipal porque o espaço traduz essa interdependência, pois representa tanto o produtor, quanto o consumidor”, explica.

Roteiros – Entre agosto e outubro deste ano, a Expedição Suinocultura visitou aviários, indústrias, cooperativas e entidades representativas do setor no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais para traçar um diagnóstico da atividade no país. Os quatro estados concentram 80% da cadeia da suinocultura brasileira e são responsáveis pela produção de mais de 2,5 milhões de toneladas da proteína por ano.

Os roteiros de campo ocorreram em um período de instabilidade para o setor. A escassez do principal insumo da produção, o milho usado como alimento, tem elevado os custos dos criadores. Segundo Ferreira, “a equipe foi a campo discutir os problemas e desafios e assim apontar tendências do segmento e quais os para superar a crise”, afirma o coordenador do projeto, Giovani Ferreira.

Serviço: ENCERRAMENTO DA EXPEDIÇÃO SUINOCULTURA 2016  | DATA: Sábado, 26 de Novembro de 2016 / HORÁRIO: das 11h às 14h30 | LOCAL: Espaço Arena – Mercado Municipal de Curitiba na Avenida Sete de Setembro, 1865 – Curitiba (PR)

Sobre a Expedição Suinocultura 2016 – A Expedição Suinocultura é uma iniciativa do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo, que detém o know-how e a capilaridade da Expedição Safra, realizada há dez temporadas. O projeto consiste em um diagnóstico técnico-jornalístico da cadeia da carne suína no Brasil com roteiros pelos principais estados produtores: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais. Em sua primeira edição, a Expedição Suinocultura conta com o apoio técnico e financeiro da Frimesa, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), do Banco do Brasil, da Associação Paranaense de Suinocultores (APS), da Suinosul e da Confraria do Leitão.

Saiba mais: www.expedicaosuinocultura.com.br

Sobre alicevarajao

Sou jornalista, portuguesa radicada no Brasil. Vivo e trabalho em Curitiba e de quando em quando viajo para conhecer novos sítios, cidades, vinícolas e restaurantes. Trabalho com Assessoria de Imprensa e criei meu próprio site há mais doze anos. Divulgar a arte e cultura. Este é para o segmento de Gastronomia e Turismo. Pois a culinária e cozinha de um povo também é cultura e o turismo nos traz conhecimento e aprendizados com hábitos e costumes diferentes. Vamos ao trabalho!
Esse post foi publicado em Gastronomia e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s