OLIVA PARTICIPOU EM MADRI PARA CELEBRAR O DIA MUNDIAL DA OLIVEIRA

 

Com a mensagem “Com azeitonas protegemos nosso planeta e nossa saúde” o COI Conselho Oleícola Internacional abriu as celebrações do Dia Mundial da Oliveira, que aconteceu dia 24 de Novembro, em sua sede na cidade de Madri, capital da Espanha. O evento contou com a presença de mais de 200 pessoas entre representantes dos países membros, delegações de várias partes do mundo, embaixadores e autoridades do segmento de agricultura e comércio local.

O Brasil foi representado pela OLIVA – Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de Azeite de Oliveira, por meio de sua presidente, Rita Bassi. “As reuniões do COI são fundamentais para atualização de assuntos que envolvem, principalmente, a qualidade dos produtos, legislação e o respeito aos consumidores. O Dia Mundial da Oliveira encerra a série de reuniões ocorridas nesta semana”, comenta Rita.

O evento ressaltou as conclusões da Conferencia das Nações Unidas sobre Mudança Climática –COP que o COI participou, ocorrida no dia 16/11/2016 em Marraquexe, no Marrocos, com informações que o cultivo de oliveiras é considerado um grande aliado no combate ao aquecimento global, pois no período de crescimento da azeitona a quantidade retida de CO2 é maior que a quantidade de gases de efeito estufa emitidos durante o processo de elaboração de azeites.

Também foi abordado outro fator positivo, e já bem difundido, que são as benéficas propriedades nutritivas das azeitonas e do azeite. Considerado um alimento funcional o líquido é capaz de prevenir doenças cardíacas, câncer e também fortalecer o sistema imunológico.
garrafacoi-1

Sobre a OLIVA – Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de Azeite de Oliveira é uma entidade sem fins lucrativos que foi criada com o objetivo de esclarecer dúvidas e orientar consumidores e o mercado sobre a cultura do azeite, além de promover o desenvolvimento do segmento no Brasil, respeitando os consumidores e as leis vigentes.

Filiada ao COI – Conselho Oleícola Internacional, órgão subordinado a ONU – Organização das Nações Unidas, encarregado de gerir o Convênio Internacional do Azeite de Oliva, segue padrões e diretrizes de excelência e qualidade, além de aplicar essas orientações no Programa de Controle da Pureza dos Azeites, visando à preservação e autenticidade dos produtos.

Legenda: Garrafa estilizada pelo COI contendo azeite fresco foi entregue aos participantes do evento.

 

Anúncios

Sobre alicevarajao

Sou jornalista, portuguesa radicada no Brasil. Vivo e trabalho em Curitiba e de quando em quando viajo para conhecer novos sítios, cidades, vinícolas e restaurantes. Trabalho com Assessoria de Imprensa e criei meu próprio site há mais doze anos. Divulgar a arte e cultura. Este é para o segmento de Gastronomia e Turismo. Pois a culinária e cozinha de um povo também é cultura e o turismo nos traz conhecimento e aprendizados com hábitos e costumes diferentes. Vamos ao trabalho!
Esse post foi publicado em Azeite. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s