BOA SORTE PARA 2017! ARROZ COM LENTILHA

Semana de virada de ano. E para quem tem lá suas superstições e acredita que pode dar certo; – se comer lentilha após as 12 badaladas do sino|relógio.

Vamos a uma receita, arroz com lentilha.

 Você sabe a origem desse prato árabe?

A passagem do ano é cercada de tradições e superstições para que o novo ano chegue trazendo muita prosperidade. Neste contexto um dos pratos que não podem faltar é o arroz com lentilha, ou em árabe, o Mjadra.

Mujaddara é uma palavra árabe para “esburacado”. Figurativamente, as lentilhas entre o arroz se assemelham a buracos e aí vem a origem do nome. A primeira receita registrada de mjadra aparece no Kitab al-Tabikh, um livro de receitas compilado em 1226 no Iraque e descrevia a receita como sendo arroz, lentilhas e carne, sendo servido desta forma durante celebrações.

Para quem não quer esquentar a cabeça e passar o último dia do ano na cozinha, uma boa opção é encomendar o Mjadra no Oriente Árabe. Com quase 50 anos de funcionamento, o restaurante curitibano tem como base a tradição da culinária do Oriente Médio, vindo dos fundadores da casa Noria Heraki Abdul Hak e Moukhles Jamil Abdul Hak, que nasceram na Síria.

O Mjadra é encomendado por quilo – R$ 70/kg – e pode ser pedido até o dia 30. Além do arroz com lentilhas, outros pratos da casa, como o carneiro, também podem ser encomendados. Mais informações pelos telefones 3224-2061 ou 3324-5421.

* Horário especial de Ano Novo – vai estar aberto tanto no dia 31 de Dezembro, como no 1º de Janeiro, das 11h às 15h30. O delivery também funciona nestas datas. No último dia do ano, das 11h30 às 15h30. Já dia 1º, das 11h às 15h.

Além do rodízio árabe, que é o carro chefe de casa e prestigia 20 pratos típicos da culinária típica incluindo cortes de carneiro; o cardápio conta com petiscos (falafel, sfihas, kibe frito, etc), sanduíches (chawarma, Beirute, etc), especialidades árabes (kafta, fatouch, haname, etc), couscous marroquino e ainda diversos combos.

 

Sobre alicevarajao

Sou jornalista, portuguesa radicada no Brasil. Vivo e trabalho em Curitiba e de quando em quando viajo para conhecer novos sítios, cidades, vinícolas e restaurantes. Trabalho com Assessoria de Imprensa e criei meu próprio site há mais doze anos. Divulgar a arte e cultura. Este é para o segmento de Gastronomia e Turismo. Pois a culinária e cozinha de um povo também é cultura e o turismo nos traz conhecimento e aprendizados com hábitos e costumes diferentes. Vamos ao trabalho!
Esse post foi publicado em Especiarias e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s