OSTERIA DONNA LENA COM REQUINTE E MEMÓRIAS AFETIVAS

Osteria Donna Lena mistura requinte e gastronomia italiana a memórias afetivas

Arquitetura da casa valoriza modernidade e elementos rústicos em meio a imagens de sua fonte de inspiração

Quando falamos em culinária italiana, logo nos vem à mente as famosas cantinas do país europeu, com suas tradicionais toalhas de mesa quadriculadas. Mas na contramão dessa referência está a Osteria Donna Lena, restaurante que oferece o que há de melhor da gastronomia italiana em Curitiba.DonnaLena_fotoPriscillaFiedler-2.jpg

Com um ambiente em que predominam elementos como a madeira e o tijolinho à vista, a casa proporciona aos seus frequentadores um espaço aconchegante e confortável. De acordo com a arquiteta responsável pela obra, Gabriela Accorsi, da GSA Arquitetura de Interiores, os elementos rústicos estão espalhados por todo o estabelecimento. “Usamos como ponto de partida o desenho da casa, que mesmo antes da reforma era um local muito charmoso. Como havia essa ideia mais rústica dos tijolinhos nas faces externas, optamos por manter esta estética, porém modernizar um pouco por dentro. Sempre pensamos em desassociar o restaurante de uma trattoria tradicional, afinal, este é uma osteria, e mostrar que o Donna Lena é um ambiente de comida italiana refinado”, conta Gabriela.

A osteria também é carregada de memórias afetivas. A frase que estampa uma das paredes é tradicionalmente repetida pela Dona Lena, que inspirou o nome do local. Lena é avó da Chef Camila Accorsi Ditzel, proprietária do estabelecimento, e todas as vezes que a simpática senhora de 76 anos recebe alguém em casa, na cidade de Loanda, no interior do estado do Paraná, a frase: “Tá com fome, bem?”, não pode faltar. Embora a Osteria Donna Lena sirva pratos tradicionalmente italianos, o enfoque é nas receitas de família.

Minha avó sempre foi um ícone e uma inspiração para mim. Foi por meio dela que desenvolvi a paixão pela cozinha. Homenageá-la dessa forma, trazendo para cá um pouco das receitas e do universo dela, é a melhor maneira de perpetuar a sua história”, conta Camila.

Donna Lena vive não somente na pequena cidade interiorana de pouco mais de 23 mil habitantes, mas também nas paredes da osteria, que são decoradas com fotos dela em diversas fases da sua vida.

O espaço possui internamente 60 m² e acomoda cerca de 30 pessoas. A área externa possui 34 m² e tem capacidade para 18 pessoas.

O projeto de interiores visou trazer conforto físico e visual aos clientes, um item de sucesso a parte é a parede da cozinha, que possui uma janela onde os clientes podem ver toda a ação dos cozinheiros do restaurante durante o preparo dos pratos. “Esta parede possui, além do neon, um revestimento que imita uma rolha, mas é de madeira reciclada”, finaliza Gabriela.

A Osteria Donna Lena fica na Rua Recife, nº 220, no bairro Cabral. A casa funciona de terça a quinta, das 19h às 23h30; nas sextas e sábados, das 19h à 00h; e aos domingos, 11h30 às 15h. Mais informações no site http://www.osteriadonnalena.com.br ou pelo telefone (41) 3022-5392.

Anúncios

Sobre alicevarajao

Sou jornalista, portuguesa radicada no Brasil. Vivo e trabalho em Curitiba e de quando em quando viajo para conhecer novos sítios, cidades, vinícolas e restaurantes. Trabalho com Assessoria de Imprensa e criei meu próprio site há mais doze anos. Divulgar a arte e cultura. Este é para o segmento de Gastronomia e Turismo. Pois a culinária e cozinha de um povo também é cultura e o turismo nos traz conhecimento e aprendizados com hábitos e costumes diferentes. Vamos ao trabalho!
Esse post foi publicado em Gastronomia, Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s