CERVEJA TAMBÉM É COISA DE MULHER

Muitos ainda teimam em afirmar que cerveja não é coisa de mulher. Mas hoje elas já não são mais meros coadjuvantes neste universo até então masculino. Para a empresária Suelen Presser, tudo começou como um hobby. “Em 2007, meu marido começou a ‘brincar’ de fazer cerveja na panela. No início, eu ajudava a limpar o que ele sujava, pois até então só gostava de beber vinho. Depois que as produções começaram a dar certo, fui me apaixonando pelas cervejas e comecei a ajudá-lo na produção“, explica. Posteriormente, a paixão também virou negócio – em 2009, o casal abriu a Cervejaria Klein, hoje considerada uma das principais dKlein Brewhouse (2).jpgo país. Neste mês, os empresários inauguraram a Klein Brewhouse – misto de bar, restaurante e espaço para eventos que aposta na boa gastronomia e em cervejas artesanais paranaenses.

Suelen então deixou de lado seu trabalho e passou a se dedicar exclusivamente a cervejaria. Hoje, aos 32 anos, é a beer sommelier e chef de cozinha quem explica os processos de fabricação e como harmonizar cada rótulo. “Não tenho formação de cervejeira, mas fiz vários cursos de produção de cerveja e minha atuação na Klein me tornou uma especialista. Cerveja é minha paixão“, revela Suelen.

Desde os primórdios, as mulheres eram as responsáveis pela produção da cerveja. Como os ingredientes da bebida eram os mesmos do pão, a tarefa ficava à cargo delas. “Podemos então 12081102032017_BrewHouse_Klein_80dizer que o que acontece hoje é uma volta às origens. Mas infelizmente ainda somos vítimas de preconceito, pois muitos ainda vinculam o consumo e as profissões relacionadas à cerveja exclusivamente aos homens“.

Para incentivar outras mulheres a adentrarem neste universo, em 2015 Suelen desenvolveu um rótulo especial para o público feminino. Feita com malte de centeio e de chocolate belga, a Estivadora possui aroma e sabor que lembram chocolate e toffee. “Ela é escura, rica em vitamina B12, de corpo médio/alto, o que a torna complexa e aromática, e as mulheres apreciam muito“.

  •  Com projeto assinado pelo arquiteto Pedro Druziki Jr, a Klein Brewhouse é um espaço para toda a família. Além do bar e restaurante, que possui capacidade para 250 pessoas sentadas, o local conta com um beer garden, um espaço kids, uma área reservada para eventos e outra para fumantes. A brewhouse ainda possui uma lojinha para quem desejar levar para casa algumas das delícias e dos rótulos servidos no local. E, de estacionamento, são mais 5 mil metros quadrados. A Klein Brewhouse fica na Rua Albino Lunardon, s/n, esquina com marginal da BR 277.
Anúncios

Sobre alicevarajao

Sou jornalista, portuguesa radicada no Brasil. Vivo e trabalho em Curitiba e de quando em quando viajo para conhecer novos sítios, cidades, vinícolas e restaurantes. Trabalho com Assessoria de Imprensa e criei meu próprio site há mais doze anos. Divulgar a arte e cultura. Este é para o segmento de Gastronomia e Turismo. Pois a culinária e cozinha de um povo também é cultura e o turismo nos traz conhecimento e aprendizados com hábitos e costumes diferentes. Vamos ao trabalho!
Esse post foi publicado em Cervejas, Cervejas artesanais, Tecnologia. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s