23ºSALÃO PARANAENSE DE TURISMO COMEÇA DIA 16 EM CURITIBA

Evento anual da ABAV-PR posiciona-se como evento estratégico para o Sul do país 

De 16 a 18 de Março, acontece em Curitiba o 23º Salão Paranaense de Turismo, evento anual organizado e promovido pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR). Considerado uma vitrine do Turismo no Sul do país e Mercosul, o evento é exclusivo para profissionais do trade turístico e abrange Feira de Negócios, capacitação técnica e oportunidades para networking e eventos paralelos. “Nesta edição, fortalecPedro Kempe ABAVPR 1.jpgemos novamente a capacitação técnica, considerada um dos pilares da nossa gestão frente à entidade, por entender que um negócio de sucesso começa com a aquisição de conhecimento sobre produtos e serviços. Fora isso, o evento também é uma grande oportunidade de estreitar laços com fornecedores e parceiros de negócios”, diz o presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe.

Na Feira de Exposições participam todas as empresas e organizações do trade turístico, entre operadoras de turismo, companhias aéreas, destinos nacionais e internacionais, hotelaria, serviços turísticos, entidades e outros. “Além dos espaços tradicionais, de 9 m2, estamos oportunizamos espaços para os pequenos negócios, que também tem seus diferenciais e atrativos para os agentes de viagens”, explica o presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe. Nos três dias de evento espera-se reunir cerca de 5 mil participantes, entre agentes de viagens, profissionais do trade turístico e fornecedores.

O 23º Salão Paranaense de Turismo tem patrocínio do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, Gol Linhas Aéreas Inteligentes, Hard Rock Café Curitiba, Itaipu Binacional e Vital Card. São parceiros estratégicos do evento ABEOC Brasil, Abrasel Paraná, Infraero, Oktoberfest Curitiba 2017, Paraná Turismo, Slaviero Hotéis e Transtupi. Como apoiadores desta edição estão ABIH Paraná, Bourbon Hoteis, Curitiba Convention & Visitors Bureau, Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Federação dos Convention & Visitors Bureau, Sebrae Paraná, Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação e Sindetur Paraná. A lista de expositores pode ser visualizada em www.salaoparanaense.com.br.

Abertura – A cerimônia de abertura do evento acontece nesta quinta-feira, às 19h, na ASA 3 do Expo Unimed Curitiba, local do evento. A expectativa da diretoria da ABAV-PR é reunir autoridades estaduais e municipais, além das personalidades do Turismo de todo o Paraná. Além dos discursos tradicionais, a ABAV-PR também fará algumas homenagens durante a abertura. Após a solenidade, os participantes estão convidados para apreciar pratos da gastronomia paranaense durante o coquetel organizado pela Abrasel Paraná e promovido pela ABAV-PR. Entre os chefs confirmados estão Vânia Krekinski (Limoeiro), Eva dos Santos (Bar do Victor), Marcelo Toshio (Bar Jabuti) e Otavio de Brito (Universidade Positivo). Os pratos serão harmonizados com espumante da Adega Mufs. Para o presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe, a gastronomia está intimamente ligada ao Turismo. “Não temos como pensar em experiência turística sem passar pela gastronomia. Cada destino possui suas particularidades e isso faz com que as pessoas tenham memória dos locais que visitam”, comenta Kempe, justificando a parceria de anos com a Abrasel, para realização deste coquetel.

Palestras e Painéis – Distribuídas em duas salas, a agenda de qualificação acontece nos dias 17 e 18 de Março, com painéis e palestras. Quatro grandes temas tomam corpo e perspectivas diversificadas com os painéis: “Vitrine do Paraná Turístico – motivos de viajar!”, com o presidente da Paraná Turismo, Professor Jacó Gimennes, como mediador, e os debatedores: Daniel Wagner, empresário (Hotel Planalto – Ponta Grossa), Tatiana Turra (presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba), e Paulo de Angeli (Festival de Turismo das Cataratas, Foz do Iguaçu); Turismo MICE, com Edmar Bull (presidente da ABAV Nacional) como mediador, e com os debatedores Adonai Arruda Filho (presidente do Curitiba Convention & Visitors Bureau), Sergio Takao Sato (diretor da Tasa Eventos) e Jeferson Munhoz (diretor nacional de vendas dos Hoteis Bourbon); “Tecnologia e novos modelos de negócios”, às 12h, mediada por Rafael Tortato (Sebrae Paraná), com participação dos debatedores Marta Poggi Borges (ICCABAV), Danilo Brizola (fundador da SnowmanLabs), Erica Marques (responsável pelo Google Business Group no Brasil) e Fabiano Simm (TZ Systems).

Entre as palestras estão: “Agente de Viagens Vendedor & Motivado”, com a instrutora do ICCABAV/ABAV Nacional, Kelly Malheiros; “Argentina World Friendly”; “Maranhão: Terra das águas”; “O Gestor de Turismo nos dias atuais”, com o instrutor do ICCABAV/ABAV Nacional, Lúcio Oliveira; “Atendimento e prospecção de clientes para hotéis e operadoras”, com André Berberi, da Signature Brasil; “África do Sul, além do Luxury, by Domus Operadora”, com Fernanda Doria (HIP Hotels International Partners) e Ricardo Velasco (Akilanga DMC); capacitação da Travelport, que trará todos os detalhes sobre o My PNR, com Ricardo Serain; “Segmentação de cruzeiros – a escolha certa está aqui”, com André Mercanti, diretor comercial da Norwegian Cruise Line (MG Travel); “O Gestor de Turismo nos dias atuais”, com Lúcio Oliveira; “Buenos Aires Innovadora”, com Maria Laura Pierini (Inprotur – Argentina);  “Litoral PRa você – destino de experiências”, com Rafael Andregueto; “Agências de viagem on-line: melhor caminho para minha agência”, com Marta Poggi Borges, pelo ICCABAV; “Minas Gerais: venha viver a sua história”, com Ane Machado; “Destinos – Caribe: Cancun e Riviera Maya”, com Lilian Zanon; “Navegando nas novas ondas da MSC Cruzeiros”, com Victor Spirandelli; e “Agência de viagens como negócio turístico inteligente”, com Professor Gandara

Completa a programação do dia 17, às 16h30, o lançamento do Programa de Incentivo ao Turismo Interno (PITI), iniciativa da Paraná Turismo, tendo como anfitrião do evento o seu presidente, Professor Jacó Gimmenes. Na manhã de sábado, 18, acontecem duas palestras, na asa 3. Às 10h15, ocorre a palestra “Hard Rock: This is Hard Rock Café”, com Rafael Maia (gerente de marketing do Hard Rock Café Curitiba) e, às 11h05, acontece “Orlando: o destino mais visitado pelos brasileiros”, com André Almeida (gerente de treinamentos da Visit Orlando).

Como um benefício adicional, a ABAV-PR e o ICCABAV prepararam algumas horas adicionais com os instrutores Kelly Malheiros e Lúcio Oliveira. Após suas palestras, os agentes de viagens que desejarem podem obter alguns minutos de consultoria com ambos, na sala VIP do evento. A consultoria é gratuita e acontecerá mediante ordem de chegada.

13ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná – Como principal evento paralelo do Salão acontece a 13ª Mostra de Regiões Turísticas do Paraná, organizada e promovida pela Paraná Turismo e Secretaria do Estado do Esporte e Turismo do Paraná. Neste ano, a Mostra vai continuar com o objetivo de divulgar o Estado como um destino turístico singular, diferente e muito apropriado para públicos de turistas de todas as idades e perfis.

Diferente dos anos anteriores, esse ano a Mostra vai fechar o pavilhão da Feira de Negócios. Estaremos em um novo espaço, mais amplo e diferenciado, com estandes que divulgam as 14 regiões turísticas de nosso Estado”, conta a diretora do setor de Feiras e Eventos da Paraná Turismo, Vania Climinacio. Para o presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe, a Mostra faz parte do Salão. “É um privilégio contar com os empresários locais divulgando seus empreendimentos e negócios. A Mostra só engrandece o evento da ABAV-PR”, diz Kempe.

Devido às muitas possibilidades como destino, o Paraná divide-se em 14 regiões e se destaca por belezas naturais inigualáveis, grandes reservas de Mata Atlântica preservada, rios, cachoeiras; um rico acervo histórico e cultural; diferentes alternativas de lazer e gastronomia. Estas são as regiões: Campos Gerais; Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu; Corredores das Águas; Ecoaventuras e Histórias e Sabores; Entre Morros e Rios; Lagos e Colinas; Litoral do Paraná; Norte do Paraná; Norte Pioneiro; Riquezas do Oeste; Rotas do Pinhão; Terra dos Pinheirais; Vale do Ivaí e Vales do Iguaçu.

Nesse ano, convidamos as regiões para elegerem quatro atrativos turísticos prontos para serem divulgados aos agentes de viagens. São produtos concretizados”, comenta Vania. Além dos atrativos turísticos, a Mostra também vai focar no artesanato rural, que é diferenciado e também é fruto de uma parceria com a Emater. A gastronomia regional também estará presente. “Algumas regiões deverão trazer seus práticos típicos para degustação”, adianta Vania.

A Mostra das Regiões Turísticas do Paraná é um evento tradicional do Governo do Estado do Paraná e há 13 anos ocorre como evento paralelo do Salão. A proposta da ABAV-PR é envolver o público estratégico para o Turismo regional que está reunido em Curitiba nos dias do evento e divulgar o Turismo do Paraná. “Essa parceria entre Paraná Turismo e ABAV-PR deu certo”, finaliza Vania.

Caravanas – A ABAV-PR também promove caravanas de agentes de viagens durante a realização do evento, dando oportunidade de atualização profissional e networking para profissionais do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e outras localidades. Neste ano, foram abertos nove roteiros: Foz do Iguaçu – PR (Foz do Iguaçu, Cascavel, Laranjeiras do Sul, Guarapuava), Londrina – PR (Londrina, Imbaú, Ponta Grossa), Maringá –PR (Maringá, Imbaú, Ponta Grossa), Vale do Itajaí – SC (Blumenau, Brusque, Balneário Camboriú, Itajaí, Joinville), Araranguá – SC (Araranguá, Criciúma, Tubarão, Laguna, Garopaba, Araquari), Florianópolis – SC (Florianópolis, Itapema, Balneário Camboriú, Araquari), Joinville – SC (Jaraguá do Sul, Joinville), Porto Alegre – RS (Porto Alegre, São Leopoldo, Caxias do Sul) e Bauru – SP.

A expectativa em torno das caravanas é reunir mais de 300 agentes de viagens nas caravanas terrestres e chegar a 500 agentes de viagens com as caravanas aéreas, procedentes de Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Porto Alegre. Apoiam as caravanas a FRT Operadora, Domus Viagens e Turismo, Grupo BRT, Magic Way. Como parceiro de hotelaria, as caravanas têm a Rede Slaviero Hoteis.

Reunião de presidentes e demais eventos paralelos – O 23º Salão Paranaense de Turismo vai ser prestigiado pelos diretores e presidentes de todas as ABAVs estaduais. Isso porque o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull, aceitou o convite do presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe, para realizar a primeira reunião do ano do Conselho de Presidentes e Diretoria em Curitiba, durante o Salão Paranaense, evento anual organizado e promovido pela entidade regional. Os presidentes chegam na quinta-feira, dia 16 de março, a tempo de participar da abertura solene do 23º Salão Paranaense de Turismo, que acontece às 19h, no Expo Unimed Curitiba. A reunião do Conselho de Presidentes e Diretoria da ABAV é fechada e acontece no dia 17, no Hotel Mabu. Após a reunião, os presidentes são convidados a participar do Salão.

Completa a programação do evento o Encontro Estadual de Gestores de Turismo – Paraná Turismo (Dia 16/03, das 13h às 19h, na ASA 2), o Encontro de Líderes Públicos – Desenvolvendo pelo Turismo – Paraná Turismo (Dia 17/03, das 9h às 13h, na ASA 2), o Projeto Selo de Qualidade no Turismo do Paraná (dia 17/03, das 18h30 às 21h30, na ASA 2) e o lançamento do Projeto Vale do Pinhão (Dia 18/03, das 16h30 às 17h, no Networking Ilha). 

Campanha de Valorização à Mulher – Os participantes do Salão também estão convidados a contribuir com a campanha alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março em todo o mundo. “O mês da mulher incentivou a ABAV-PR a realizar uma campanha social que vai ajudar a promover o bem-estar de mulheres cheias de histórias para contar”, diz o presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe. O presidente ainda lembra que cargos de grande importância da associação são conduzidos por mulheres, como é o caso das vice-presidentes Rossana Fonseca (Administrativo-financeiro) e Ana Paula Lacerda Garcia (Capacitação); das diretoras Cecilia Ribeiro e Lissandra Bueno, e da própria equipe ABAV-PR, cujo staff é formado exclusivamente por mulheres. “As mulheres conferem mais sensibilidade ao competitivo mercado de trabalho, além de serem atentas aos detalhes”, valoriza Kempe.

Até o final de março, mês da mulher, a ABAV-PR realiza campanha de arrecadação de itens de beleza para as idosas do Asilo São Vicente de Paulo, em Curitiba. Entre os itens a serem reunidos estão: tinta para cabelo, shampoo neutro, condicionador, lixa de unha, acetona e algodão. Com as doações, a entidade espera ajudar na promoção de bem-estar para as senhoras acolhidas no Asilo São Vicente de Paulo, que chegam a 160. Os itens podem ser deixados no estande da própria entidade, durante o Salão, ou serem enviados à sua sede, em Curitiba, até o dia 31 de Março. Os itens arrecadados serão entregues ao Asilo no início de abril.

Lançamento 2ª Oktoberfest Curitiba e Circuito Oktoberfest Paraná 2017 

Para fechar o evento, acontece o lançamento da sua segunda edição curitibana e primeira, em outras cidades do Estado – o Circuito Oktoberfest Paraná 2017. A proposta do evento é reunir gastronomia e cultura, com exposição e muito chope artesanal, em três dias de atrações e entretenimento.

Os participantes do 23º Salão Paranaense de Turismo terão uma mostra do que será o evento, que neste ano reuniu 23 mil pessoas em Curitiba. A Oktoberfest vai encerrar o evento do Turismo, prometendo animar a festa de agentes de viagens, expositores e público presente no Salão. Para o presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe, a Oktoberfest encerrará com chave de ouro o Salão: “Pela primeira vez teremos uma confraternização no local do Salão, fechando de fato mais um evento realizado. Com isso, esperamos reunir mais as pessoas presentes no evento, comemorando mais essa etapa vencida”, diz Kempe. Já Susan Klein, idealizadora e organizadora do Circuito Oktoberfest Paraná 2017, tem a expectativa de divulgar o evento de forma diferenciada. “Espero que o trade turístico aposte e receba o evento com a mesma simpatia que o público curitibano recebeu a edição de 2016. Assumimos a responsabilidade de fazer de nosso evento uma festa organizada com o mesmo carinho, atrativos, limpeza e organização da festa-mãe”, diz Susan.

Além da 2ª Oktoberfest de Curitiba, a ser realizada de 7 a 10 de Setembro, também receberão o evento em uma primeira versão as cidades de Londrina (25 a 27/08), Ponta Grossa (01 a 03/09), Maringá (14 a 17/09), Cascavel (21 a 24/09) e Foz do Iguaçu (22 a 24/09). O 23º Salão Paranaense de Turismo acontece de 16 a 18 de março, no Expo Unimed, em Curitiba.

SERVIÇO: 23º Salão Paranaense de Turismo e 13ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná | De 16 a 18 de Março de 2017 Horários: Dia 16, abertura solene às 19h30; dia 17, das 13h às 19h; Dia 18, das 10h às 19h. | Local: Expo Unimed Curitiba – Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 Curitiba – PR. Informações e inscrições: www.salaoparanaense.com.br ou (41) 3223 3411.

Legenda: Pedro Kempe, presidente da ABAV-PR. Crédito: Nayra Chela.
Anúncios

Sobre alicevarajao

Sou jornalista, portuguesa radicada no Brasil. Vivo e trabalho em Curitiba e de quando em quando viajo para conhecer novos sítios, cidades, vinícolas e restaurantes. Trabalho com Assessoria de Imprensa e criei meu próprio site há mais doze anos. Divulgar a arte e cultura. Este é para o segmento de Gastronomia e Turismo. Pois a culinária e cozinha de um povo também é cultura e o turismo nos traz conhecimento e aprendizados com hábitos e costumes diferentes. Vamos ao trabalho!
Esse post foi publicado em TURISMO. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s