EXPOVINIS SURPREENDE E REÚNE PÚBLICO QUALIFICADO EM SÃO PAULO

EXPOVINIS BRASIL

Organizado pela Informa Exhibitions, o ExpoVinis Brasil 2017, principal evento de vinhos realizado na América Latina, persistiu em meio ao atual cenário econômico e promove adequações que trouxeram um público profissional altamente qualificado e interessado nos rótulos e tendências de países como Brasil, Chile, Portugal, Itália, Eslovênia, Reino Unido, Argentina e Espanha.

Este ano, 94,5% do público foi formado por profissionais do setor, que tiveram a oportunidade de degustar e ampliar o conhecimento sobre o universo dos vinhos através dos novos rótulos de produtores e importadores, e dos vinhos de marcas tradicionais. Destes, 74% têm envolvimento direto na decisão de compra e 25% eram de segmentos de alimentação fora do lar , atestando a decisão acertada de realizar o ExpoVinis Brasil simultaneamente à Fispal Food Service, principal evento do setor na América Latina.

Destaque para os 75% de visitantes do estado de São Paulo, que concentra o maior número de estabelecimentos compradores de vinho. Também expressiva foi a visitação dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Entre as mais de 6 mil pessoas que passaram pelo Expo Center Norte estiveram presentes visitantes do Chile, Itália, Estados Unidos, Paraguai, Argentina, Colômbia, Uruguai, Bolívia, Espanha e Portugal.

De acordo com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), que reuniu 20 vinícolas em seu espaço na feira, proprietários de empórios, pequenos mercados, bistrôs e de wine bares circulavam entre os estandes garimpando as bebidas que mais se identificavam com os seus negócios. “Os novos negócios conhecem melhor seus clientes e os vinhos brasileiros vêm despertando o interesse dos consumidores”, resumiu o enólogo e José Virgílio Venturini.

Com o alto número de visitantes profissionais, foi possível fazer uma divulgação adequada da Quinta da Sequeira. Quanto ao tipo de visitantes que procurávamos, especialmente importadores, também estimamos um número interessante; e muitos deles já tinham interesse em importação dos nossos vinhos”, explicou Mário Cardoso, da quinta portuguesa.

Para Rudá Carvallho, da Carvalho Vino, participar do ExpoVinis ViewImage (1) ExpoVinis público visitante pela primeira vez foi uma experiência única, com uma exposição muito acima da esperada. “A conquista do TOP TEN começou no ano passado, quando fizemos uma longa pesquisa visitando todos os emergentes produtores chilenos, com vinhos incríveis, totalmente fora da curva, como exemplo o Km0, vencedor na categoria Tinto Novo Mundo, ou os argentinos da Vinícola Argana e os chilenos BOWines Fillo e Malcriado, sucesso entre o público da feira”, finaliza.

Loja Expovinis e Terroir do Conhecimento  – Atendendo a uma demanda do público e do segmento, em 2017 o ExpoVinis montou a  LOJA EXPOVINIS,  onde os visitantes puderam comprar rótulos dos expositores da feira para estenderem a experiência vivida no evento . Mais de 700 garrafas de vinho foram adquiridas na loja durante os 3 dias de evento.  A iniciativa agradou também o consumidor final e aos profissionais iniciantes, cuja qualificação foi outro importante foco. O evento reforçou suas ações voltadas para a promoção da cultura e informação sobre o vinho, com projetos como o TERROIR DO CONHECIMENTO, um “wine loungecom conteúdo relevante e de interesse do público. O espaço foi criado aos moldes do que é realizado em feiras internacionais: aberto e integrado ao ambiente, com todos os participantes usando fones de ouvido. Tudo isso para que não fosse perdida a movimentação no pavilhão e nem o conteúdo das palestras.

As degustações gratuitas foram realizadas em parceria com a Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-SP) e Enocultura e conduzidas por nomes influentes do setor. Entre os temas, destaque para ‘Noções básicas de degustação’ e ‘Enogastronomia: Como combinar vinho e comida’, voltados para os profissionais iniciantes no mundo dos tintos, brancos e rosés.

TOP TEN e Wine Blog Hunter – Uma das provas mais respeitadas no Brasil, o TOP TEN ExpoVinis voltou a indicar os melhores rótulos da feira nas categorias Espumante Brasileiro, Espumante Importado, Branco Brasileiro, Branco Importado, Rosado, Tinto Brasileiro, Tinto Novo Mundo, Tinto Velho Mundo (dividida nas subcategorias ‘Península Ibérica’ e ‘Itália, França, entre outros’) e Fortificados e Doces.

O júri que elegeu os rótulos foi comandado por Jorge Lucki, consultor da feira. Para consultar a lista completa clique aqui. Vencedor na categoria ‘Tinto Brasileiro’, o Casa Verrone Syrah Speciale 2015 foi um dos destaques do evento e do espaço do RED Buteco . De acordo com Daniel Rugani, “a programação de consumo de garrafas de degustação do RED foi cumprida, indicando que a expectativa quanto ao público foi atingida, exceto pelo rótulo vencedor do TOP TEN que ultrapassou, naturalmente, a quantidade inicialmente estimada”.

Blogueiros especializados de todo o Brasil se reuniram novamente em 2017 para uma caçada especial no Wine Blog Hunter: escolher o Melhor Tinto e o Melhor Branco do ExpoVinis Brasil com preço máximo de R$ 70,00. Os bloggers foram convocados pelo especialista Cesar Adames, idealizador do concurso, e os vencedores foram:

Melhor Branco: MontGras Amaral Sauvignon Blanc 2016 – Chile | Selecionado por Saulo Moura, Blog Curtindo Vinhos – Rio de Janeiro (RJ) |Preço para consumidor final: R$ 70,00.

Melhor Tinto: Torre de Estremoz 2015 – Portugal  | Selecionado por Maurício Tagliari, Blog Mais um Gole e Mais um Som – São Paulo (SP) | Preço para consumidor final: R$ 61,50.

São Paulo Wine Week – SPWW  – Pela primeira vez, o ExpoVinis Brasil envolveu restaurantes em suas ações em prol do fomento e desenvolvimento do setor. Na mesma semana da feira foi realizada a SÃO PAULO WINE WEEK, com restaurantes oferecendo flights de três vinhos de diversas regiões do mundo com condições especiais de venda .

Restaurantes como Esquina Mocotó, Jamile, Vinheria Percussi, Ville du Vin, Au Vin, TonTon, Flemings e Jiquitaia ofereceram, durante a SPWW, “trios” de taças com preços que variaram entre entre R$ 45,00 e R$ 60,00.

Primeiro Torrontés brasileiro e vinho do Palácio de Buckingham – Como acontece há mais de duas décadas, o ExpoVinis Brasil voltou a mostrar as principais tendências e lançamentos do mundo do vinho. A vinícola brasileira Don Guerino, localizada na Serra Gaúcha, lançou, no evento, o primeiro vinho brasileiro elaborado com a Torrontés, uva branca cuja produção se destaca na Argentina.

Do Chile os destaques foram os rótulos da Doña Javiera, única vinícola chilena a ter vinhos no Palácio de Buckingham e no Parlamento Britânico no Reino Unido. Ainda de vinhedos chilenos, a La Ronciere desembarcou em SP com tintos provenientes do inovador terroir de Idahue, área recém-plantada pela vinícola exclusivamente com uvas tintas.

Já pensou em misturar vinho rosé e elementos extraídos de frutas frescas? A francesa Abrigitte fez essa junção e o resultado é uma bebida refrescante, sofisticada e excelente para drinks. Uma combinação levíssima de vinho rosado (75%) e aromas naturais de toranja e lichia (25%) que foi apresentada no ExpoVinis 2017.

Representando o Brasil, 20 vinícolas estiveram no espaço do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin): Aracuri Vinhos Finos, Batalha Vinhas e Vinhos, Casa Venturini, Cristófoli Vinhos de Família, Don Cândido Vinhos Finos, Don Giácomo, Don Guerino Vinhos e Espumantes, Dunamis Vinhos e Vinhedos, Lidio Carraro Vinícola Boutique, RAR Vinhos e Espumantes, Sanjo – Cooperativa Agrícola de São Joaquim, Vinhedos Capoani, Vinícola Arbugeri, Vinícola Campos de Cima, Vinícola Courmayeur, Vinícola Giaretta, Vinícola Lucano, Vinícola Peterlongo, Vinícola Zanella e Vitivinícola Cordilheira de Santana. Participaram, ainda, mas em espaços próprios, as brasileiras Pericó e Laurentia.

Também trouxeram seus mais emblemáticos rótulos produtores de Portugal (AEP), Itália (Câmara do Comércio Ítalo-Basileira), Eslovênia, Reino Unido, Argentina e Espanha, e as importadoras Premium, Casa Flora, Adega Alentejana , Bodegas Selecionadores de Vinhos, Vino Italia, Vinissimo e Galeria dos Vinhos.

Sobre a Informa Exhibitions – A Informa Exhibitions é uma unidade negócios do Grupo Informa, maior organizador de eventos, conferências e treinamentos do mundo, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres. O grupo possui 100 escritórios espalhados por 40 países, empregando cerca de 9000 funcionários em todo o mundo. Nos últimos quatro anos, a Informa Exhibitions investiu cerca de R$ 400 milhões no Brasil em aquisições de eventos, marcas e títulos no segmento de exposições e feiras de negócios. Com escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba e cerca de 230 profissionais, a empresa possui em seu portfólio eventos como Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, FutureCom, ABF Franchising Expo, Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, Feimec, ExpoMafe, Plástico Brasil, High Design Expo, entre outros, perfazendo um total de 23 feiras setoriais. http://www.informaexhibitions.com.br

Sobre o ExpoVinis Brasil  – O 21º ExpoVinis Brasil aconteceu no Pavilhão Branco do Expo Center Norte simultaneamente à Fispal Food Service, Fispal Sorvetes e Fispal Café. O objetivo é que o salão internacional do vinho complemente o calendário de feiras voltadas à cadeia produtiva de alimentos e bebidas, apresentando os destaques do promissor mercado vitivinícola aos profissionais já envolvidos na cadeia de food service, ampliando, assim, os intercâmbios que as feiras promovem.

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Sobre alicevarajao

Sou jornalista, portuguesa radicada no Brasil. Vivo e trabalho em Curitiba e de quando em quando viajo para conhecer novos sítios, cidades, vinícolas e restaurantes. Trabalho com Assessoria de Imprensa e criei meu próprio site há mais doze anos. Divulgar a arte e cultura. Este é para o segmento de Gastronomia e Turismo. Pois a culinária e cozinha de um povo também é cultura e o turismo nos traz conhecimento e aprendizados com hábitos e costumes diferentes. Vamos ao trabalho!
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