FESTIVAL DAS CATARATAS: MAIOR EDIÇÃO DA HISTÓRIA COMEÇA DIA 28

FIT CATARATAS 28 29 e 30 DE JUNHO 2017.png

Edição já é considerada a maior da história com expectativa de receber mais de 7,5 mil pessoas.  

Com a presença de autoridades como o ministro do Turismo, Marx Beltrão, o 12º Festival das Cataratas será aberto oficialmente nesta quarta-feira (28). A solenidade será realizada às 19 horas, no Recanto Park Hotel, em Foz do Iguaçu (PR).

Mais de 7,5 mil pessoas são esperadas para esta edição do evento que já é considerada a maior da história e será palco de importantes discussões da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) sobre o turismo com a participação de representantes dos nove países pertencentes ao grupo: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Durante os trabalhos, o Brasil irá assumir a presidência pro tempore do grupo de trabalho, que até então era liderado por Timor Leste.

Esta edição do Festival também quebrou recordes no número de caravanas – 52 provenientes de 11 estados brasileiros, além de Uruguai, Paraguai e Argentina – e de trabalhos submetidos para o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu (270) – o maior evento técnico-científico sobre turismo do Brasil.

Entre os principais eventos complementares do Festival está a Feira de Turismo e Negócios, que será aberta na quinta-feira (29) no Hotel Rafain Palace & Convention. Mais de 800 marcas estarão representadas no espaço, entre operadores de turismo, empresas aéreas, meios de hospedagem e de gastronomia, até destinos e atrativos turísticos de todo o Brasil. Além disso, pela primeira vez a África estará representada, com um estande de Angola.

Paralelamente a isso, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) a missão de desenvolvedores, designers, analistas de sistemas e empreendedores da área da tecnologia será apresentar soluções inovadoras para o mercado do turismo que atendam necessidades previamente validadas. A ideia do Hackatour Cataratas é baseada em maratonas de programação de software, conhecidas como ‘hackathons’. O termo é formado a partir das palavras ‘hack’ (programar de maneira excepcional) e “marathon” (maratona). No caso do Hackatour, a diferença é que a disputa será focada exclusivamente em demandas voltadas ao turismo.
Hackatour: em pouco mais de 30 horas, missão é desenvolver soluções tecnológicas para o mercado do turismo. 
Além da Feira de Turismo e Negócios, do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu e do Hackatour Cataratas, durante a programação do Festival serão promovidos as seguintes atrações: Salão do Vinho Argentino, Salão MICE Cataratas, Salão de Turismo Termal & Spa, Salão Adventure Cataratas, Salão E-Marketing Cataratas, Salão de Turismo de Compras, Salão de Turismo Cultural e Espiritualidade, Arena Gastronômica, Mostra Regional de Produtos Sustentáveis e Expo Hotel Cataratas.

Preocupação Socioambiental – A busca pela sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental sempre foram características marcantes do Festival das Cataratas. Por isso, mais uma vez o evento será considerado Carbono Zero, com a compensação das emissões de gases poluentes provenientes de atividades como a montagem e desmontagem das estruturas do evento, uso de água e energia, viagens dos participantes, e excesso de produção de lixo.

O Festival das Cataratas possui o Selo ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) – Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente e integra uma comissão que tem como objetivo articular e mobilizar ações em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Foz do Iguaçu.

A segurança também é compromisso dos organizadores do Festival. O evento, desde a sua formatação se instrui pela Norma de Procedimento Técnico 041, específica para eventos, do Plano de Segurança contra Incêndio e Pânico (PSCIP), aliado a parceiros que mantém o mesmo ideal.

Sobre alicevarajao

Sou jornalista, portuguesa radicada no Brasil. Vivo e trabalho em Curitiba e de quando em quando viajo para conhecer novos sítios, cidades, vinícolas e restaurantes. Trabalho com Assessoria de Imprensa e criei meu próprio site há mais doze anos. Divulgar a arte e cultura. Este é para o segmento de Gastronomia e Turismo. Pois a culinária e cozinha de um povo também é cultura e o turismo nos traz conhecimento e aprendizados com hábitos e costumes diferentes. Vamos ao trabalho!
Esse post foi publicado em Formação profissional, Tecnologia, TURISMO, Vinhos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s