SETE CASTAS, UM VINHO E A EXPRESSÃO DE UMA NOVA FROTA

A safra 2012 do aclamado tinto Septimum, elaborado com sete variedades de uvas, chega ao mercado em Agosto  

O exclusivo tinto Salton Septimum, uma homenagem aos sete irmãos da primeira geração, filhos de Antonio Domenico Salton, chega com a safra de 2012 em segunda edição limitada – são apenas 6.798 garrafas, todas numeradas. Com lançamento no mês de agosto, o emblemático produto traz um novo assemblage composto pelas variedades Teroldego, Cabernet Sauvignon, Merlot, Marselan, Tannat, Petite Syrah e Cabernet Franc. Um vinho elaborado com uvas provenientes de seletos vinhedos de parceiros da Salton, localizados na Campanha e na Serra Gaúcha.

De singular expressão, o Septimum surge da harmonia de um conjunto de processos precisos e cuidados, respeitando os tempos próprios de sua evolução. Isto se traduz em elevados padrões enológicos, através de um profundo respeito à matéria-prima, da fermentação em barricas de carvalho francês, do amadurecimento por doze meses em barricas novas de iguais características e, finalmente, do descanso em garrafa nas caves da vinícola.

Conforme o enólogo Gregório Salton, a tarefa mais desafiadora foi encontrar o melhor equilíbrio entre as castas. “Além de termos um cuidado minucioso em cada etapa da vinificação, a qual traz a singularidade da fermentação em barricas, nos desafiamos a permitir que cada casta aportasse sua característica única ao conjunto do Septimum, sem que nenhuma se sobressaísse”, conta Gregório.

O Teroldego outorga vigor e complexidade aromática com suas notas balsâmicas; o Cabernet Sauvignon, com sua estrutura, confere aptidão para o estágio em barricas; o Merlot revela uma delicada estrutura em boca e delicados aromas de frutos vermelhos; o Marselan entrega jovialidade e frescor com aromas frutados; o Tannat, com peculiar rusticidade, aporta estrutura para a evolução; a Petite Syrah proporciona vivacidade graças à sua estrutura polifenólica; o Cabernet Franc desponta com sutis notas de especiarias e uma agradável estrutura de acidez. Todas essas características são integradas e equilibradas com as mais legítimas características do carvalho francês.

Anúncios

Sobre alicevarajao

Sou jornalista, portuguesa radicada no Brasil. Vivo e trabalho em Curitiba e de quando em quando viajo para conhecer novos sítios, cidades, vinícolas e restaurantes. Trabalho com Assessoria de Imprensa e criei meu próprio site há mais doze anos. Divulgar a arte e cultura. Este é para o segmento de Gastronomia e Turismo. Pois a culinária e cozinha de um povo também é cultura e o turismo nos traz conhecimento e aprendizados com hábitos e costumes diferentes. Vamos ao trabalho!
Esse post foi publicado em Vinhos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s